Onde e como deve ser o local em que o Terapeuta irá atender?

No início da carreira, surgem  dúvidas em relação a como e onde o atendimento aos clientes deve ser feito. Muitas considerações devem ser analisadas, como qual método de terapia é desejado e as condições financeiras que o profissional dispõe.

Existem algumas opções, como a compra ou aluguel de uma sala, o atendimento via internet, que vem se tornando comum nos últimos anos em decorrência de sua praticidade, ou até mesmo atendimento em casa. Cada opção possui vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas. A compra ou aluguel de uma sala geram custos iniciais altos, já no atendimento em casa o profissional pode se sentir desconfortável, e ter a sensação de que o trabalho e a vida pessoal estão se misturando.

O começo é sempre mais difícil.

O início de qualquer empreendimento é sempre trabalhoso, e dúvidas sobre o que o certo a se fazer são perfeitamente normais. O importante é realizar o que se pode, usar a criatividade e ter em mente que aos poucos se conseguirá o que se tem em mente.

É importante que o terapeuta vislumbre o espaço ideal para atender e o construa aos poucos. Seu ambiente deve expressar a personalidade do terapeuta e promover uma sensação de segurança e aconchego ao paciente. Se o atendimento for em casa o ideal é que um cômodo seja reservado apenas para esta atividade.

Aos poucos este ambiente vai tomando forma, imprimindo as ideias e os ideais desejados. As melhorias devem ser contínuas e deve-se ter sempre em mente que os aspectos relacionados ao lugar onde acontece o atendimento, como decoração, iluminação e arejamento são de suma importância para um bom atendimento.

Dicas de onde atender

Eu recomendo fortemente não atender em sua casa ou na casa do cliente. Quando atendes em tua casa, corres o risco de misturar sua energia e espaço com o espaço de trabalho. Então no mínimo crie um espaço diferente para atendimento.

Na casa do cliente, ele pode estar sobre todo tipo de intervenções humanas como pelos parentes conhecidos, pelo animal de estimação, o telefone, as lembranças, entre muitos outros fatores. Além disso, mesmo que o cliente more sozinho e em um ambiente silencioso, ele está completamente no seu mundo, e isso faz com que muitas vezes ele não se importe com algo de fora, achando até mesmo que tudo que vier de fora não tentará lhe mudar.

Assim, é importante que o terapeuta procure atender em seu consultório, pois este poderá realizar atendimentos com sua capacidade total. O terapeuta quando estiver trabalhando no consultório irá ficar muito mais satisfeito com os resultados melhores dos clientes, pois poderá proporcionar todos os seus equipamentos e ambientar seu espaço de maneira a favorecer seu cliente. Além disso, irá ter os móveis adequados a manipulação de técnicas necessárias.

Portanto, procurar saber onde atender é uma grande oportunidade para o terapeuta escolher o lugar adequado e criar o ambiente em que ele sinta-se a vontade para cuidar de seu cliente. Lembre-se, não é o lugar que faz a terapia, é o paciente e o terapeuta. Então o local deve deixar ambos confortáveis e livres de distrações que atrapalhem a terapia.

Uma dica importante para os dias atuais: Procure, quando possível, um local perto de casa. Assim, ganhas em qualidade de vida e isso reflete em seu trabalho.