Se você está em busca de informações para saber como ser terapeuta e se essa profissão é para você, já posso te afirmar que você possui a qualidade mais importante para  tornar-se terapeuta.  Mas antes de te explicar que qualidade é esta, deixe-me te contar algumas coisas que precisamos ter para ser terapeutas.

 

Primeiro, você precisa ter empatia para com o outro. Enxergar o outro não pelo seu olhar, mas sim olhando ele sem julgamentos para deixar que ele possa se permitir ser ajudado. Quando nos sentimos julgados costumamos nos retrair. Na práxis terapêutica o cliente precisa se sentir entendido, acolhido para ter coragem de se expor.

Você precisa ter interesse e dispor-se a cuidar do outro. Esquecer um pouco dos seus problemas e cuidar dele. Aquele momento em que o cliente te procura ele é o centro do universo. Naqueles instantes você deve deixar sua vida de lado e muitas vezes isso será difícil.

Existem muitos caminhos que podem ser seguidos para tornar-se um profissional nessa área. Você também vai precisar ser curioso e buscar técnicas que se afinem com seu gosto e jeito de ser. Não adianta ser um terapeuta com ótimo conhecimento de uma técnica que você não goste, os clientes vão perceber isso e afastar-se naturalmente.

Cada linha terapêutica específica tem diferentes habilidades e requisitos para ser aprendida. Algumas pessoas tem mais facilidade com uma ou outra. O importante é alinhar-se com a sua técnica.

E, por fim, qual a qualidade mais importante? Sentir-se chamado, querer ser terapeuta para ajudar os outros já demonstra que ser terapeuta é para você. Nós apenas admiramos aquilo que temos capacidade para fazer mas ainda não desenvolvemos o suficiente.

Tenho certeza que, se você chegou até o final desse artigo, terapia é um caminho para você!