Ao atuar como terapeuta é normal que aconteçam situações em que você não saiba como agir. Mas, é importante que você saiba que em algum momento você vai incorrer em algum erro e a melhor maneira é sempre ser muito honesto com o seu cliente.

Quanto mais honestidade você tiver com o seu cliente, mais confiança ele terá em você. Além disso, o processo terapêutico baseia-se na confiança, e o cliente irá se curar de uma forma muito mais rápida.

Portanto, se em alguma situação você não sabe o que fazer, seja sincero e diga para ele a verdade, pois isso é uma obrigação ética independente de qualquer profissão.

Terapeuta também erra!

Muitas vezes você pode evitar de atender pois tem medo da possibilidade de errar. A verdade é que erros irão acontecer e é normal. Você nem sempre você saberá tudo e vão chegar várias situações em que você não vai saber como agir. Sendo honesto seu ciente vai te admirar como profissional.

Mesmo que muitas pessoas interpretem que para ser um terapeuta é ter sempre a garantia de que este nunca vai errar, cometer injustiças e se sentir estressado, saiba que isso não é verdade, pois como diz o ditado, errar é humano.

Muitos terapeutas se questionam muito sobre como agir, ficando até mesmo muito frustrados com quando erram e pensando que não fizeram o seu melhor. Mas, é importante que estes tenham consciência de que a responsabilidade não é somente dele.

O que fazer para não errar?

Prepare-se o melhor possível. Quanto mais você se preparar mais estará preparado e tranquilo quando alguma coisa der errada. Podendo agir com segurança e consertar qualquer coisa. Assim, ao cometer um erro você deve fazer dele um aprendizado para que não se repita.

Caso você tenha errado por não saber como fazer, procure correr imediatamente atrás do prejuízo e repará-lo, ou senão fale a verdade para o cliente e proponha que aprendam juntos, ou dê a liberdade para ele procurar outro terapeuta.

Nunca se culpe por ter errado. Ou seja, não fique estressado se culpando o tempo todo se você não conseguiu ajudar o cliente em determinada situação. Culpar-se apenas te causa mais dor, ao invés disso aprenda com o erro e aja melhor na próxima vez.

Procure também não ficar pedindo desculpas o tempo todo para o cliente, pois isso pode acabar sendo uma atitude cansativa. Dessa forma, seja maduro e assuma o seu erro com dignidade.

Saber enfrentar as suas fraquezas e fazer todo o esforço possível para superá-las irá te ajudar muito a recuperar a confiança. Dessa forma, se acha que não conseguiu ajudar o seu cliente por falta de alguma experiência em alguma técnica, então procure realizar um curso, ou estude mais sobre diversos assuntos.

Resumindo: Se errou, seja honesto e procure não mais errar.