Ser um terapeuta – Você precisa parar de adiar

Você possui o desejo de ser um terapeuta? Então, você sente que de alguma maneira precisa ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso grandes coisas para transformá-lo. Muda-se o mundo, quando mudamos o mundo de alguém. É isso que o terapeuta faz.

Existem muitas pessoas que levam uma rotina profissional tranquila, mas na intimidade, desejam estar em outro lugar. Com o passar do tempo, a rotina deixa de ser tranquila, torna-se enfadonha, e todos os dias há um certo pesar em levantar da cama e ir trabalhar.

Essa é a rotina de quem nega a si o seu lugar no mundo e se acomoda em ambientes profissionais que não lhe cabem mais. Perde-se a motivação, pois não há nada que torne um trabalho forçado gratificante.

No entanto, se você sente que o seu lugar é diante do divã, exercitando a arte do escutar o próximo – habilidade rara nos dias de hoje, ajudando pessoas a lidar com suas angústias, ansiedades e depressões, mostrando-lhes novos caminhos e perspectivas – não perca tempo e pare de adiar seus sonhos.

O que você vai ganhar atuando logo como terapeuta?

Vamos começar por ago também importante que deve ser falado mas que os terapeutas muitas vezes vêem como um tabu. Dinheiro. Sem demagogias, quem não deseja ser bem remunerado? A maioria das pessoas vê o fator financeiro como prioridade na escolha profissional, elas não estão erradas por completo.

No entanto, esta deve ser uma motivação complementar, ser terapeuta pensando apenas no lado financeiro faria você perder o mais importante, o outro. Mas claro que devemos ver com clareza que será um trabalho e como tal ele deve ser remunerado. Ou como uma renda extra ou como profissão principal. E neste caso, deve te possibilitar rendimentos qualificados

Desenvolvimento pessoal e aprendizado contínuo.

Grandes profissionais são aqueles sempre dispostos a aprender, seja com a vida, com os livros, professores, e por que não com seus clientes? Ser um terapeuta pode proporcionar a você um constante aprendizado com o outro.

Além disso, quem deseja ser um terapeuta, precisa se manter sempre atualizado, lendo teorias e estudando casos que possam embasar sua atividade prática. Obter novos conhecimentos proporciona a quebra de muitos paradigmas e amplia horizontes.

E, acima de tudo, você ainda sai ganhando por estar em constante análise e aprendendo sobre si mesmo cada vez mais. Apenas quem se conhece consegue entender o outro.

Feedback

Um dos maiores fatores motivacionais é perceber que o seu trabalho não é estático, não fica em torno de você, e sim parte para o outro. Receber o retorno das pessoas que são afetadas e transformadas pela sua prática terapeuta, não tem preço.

Ser um terapeuta é perceber que com a sua ajuda pessoas podem ter suas vidas transformadas, é auxiliá-las no processo de autoconhecimento. Certamente será uma profissão muito gratificante.

Como transformar o sonho em realidade?

Saia da zona de conforto, rompa com os pensamentos de sempre deixar para fazer amanhã. Você deve começar hoje, agora, na sua mente. 

Você deve agir

Isso não significa que você deve pedir demissão, jogar tudo para o alto, rasgar suas contas, que certamente não irão parar de chegar caso você se demita. Você deve agir  de forma planejada!

Isso significa fazer planos e criar estratégias que um dia o permitam sair do trabalho que não o agrada (ou mesmo levar as duas profissões em paralelo) e finalmente ser um terapeuta.

Capacite-se todos os dias

Ser terapeuta não é só ouvir e opinar sobre a vida alheia. Tudo que um terapeuta fala em consultório possui uma bagagem de conhecimento, experiência e estudo. É uma responsabilidade muito grande orientar pessoas fragilizadas. Portanto, você precisa estar preparado e capacitado para saber como ouvir e saber o que falar com propriedade.

Portanto é preciso parar de imaginar e levantar hipóteses, se você deve ou não começar sua trajetória rumo ao emprego que te faz feliz. Se em você existe uma motivação intrínseca em ajudar o próximo e ser um terapeuta, deixe que ela te mova e guie a sua mente.

Assim, breve quando perguntarem sua profissão, você responderá: Terapeuta.

E, se mesmo assim ainda estiver com dúvidas ou inseguro sobre que caminho tomar ou como fazer cada um destes passos, eu te ajudo